Inovações Tecnológicas em Seguros no Brasil – Insurtech

A Tecnologia vem causando uma grande transformação digital em praticamente todos os segmentos desde que o primeiro computador foi criado nos anos de 1940, sim é verdade, a transformação digital começou a 50 anos atrás e não agora.

A velocidade da transformação digital vem aumentando com o passar o tempo e impactando significativamente vários segmentos, setores, áreas, departamentos, com o advento das conexões wifi e da mobilidade, digamos que o céu não é mais um limite.

Todavia as culturas não se transformam tão rapidamente quanto a tecnologia, por isso percebemos em alguns setores que são mais conservadores tais como segmento financeiro e seguros uma maior demora para a tal explosão digital.

Por outro lado já vimos muitas transformações neste segmento que antes dependiam 100% de papeis, agora são 100% em muitos casos baseados em sistemas em rede e até na internet, portanto, sim a transformação esta acontecendo já a muito tempo.

Percebemos que agora com a chegada da era da inteligência artificial o esperado é que haja maior interação de homem máquina é que por sua vez por exemplo, uma pessoa compre sozinha um seguro interagindo com um robô de inteligência artificial, além desta grande inovação no segmento de seguros, a expectativa é que o blockchain venha também transformar a forma como se controla esses contratos de seguros e resseguros.

As insurtechs surgiram com este propósito, potencializar ainda mais o uso de tecnologia mas definitivamente direcionado ao mercado de seguros, com isso, temos desde empresas especializadas em melhor cada etapa do processo e com isso, reduzir custos e aumentar eficiência e concorrência com o objetivo final de melhor a vida dos clientes/compradores de seguros.

  • Aumento de Produtividade
    • Sim, uma insurtech pode sim, apoiar tanto uma corretora de seguros quanto uma seguradora a aumentar sua produtividade, principalmente se ela fornecer tecnologias que atendam as necessidades de comunicação entre os processos.
  • Aumento nas Vendas
    • Algumas soluções já testadas demonstraram uma maior eficiência na triagem dos negócios, o que viabilizou por exemplo, priorização de atendimentos garantindo um maior retorno nas negociações.
  • Indicadores de Performance.
    • Com a digitalização por exemplo de apólices de seguros, tanto as seguradoras quanto os corretores de seguros, conseguiram visualizar melhor seus negócios e com isso passar a controlar suas operações com indicadores de performance.
  • Assertividade de Investimentos e Aumento do LTV.
    • Maior agilidade e maior integração entre processos e controles de performance, possibilita ao mercado de seguros ser mais assertivo nos investimentos e por consequência investir o dinheiro no que realmente importa, atender bem ao cliente e com isso por consequência surpreender o cliente que com certeza será um fã de carteirinha.
Podemos te Ajudar ?

Contate nossos especialistas e faça uma avaliação gratuita de como  sua TI esta sendo aplicada ao seu negócio.

Procurando um parceiro que te ajude na transformação?